Páginas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

PROSSEGUE ATÉ QUINTA (03) PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO PEPCV

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV) comemora 20 anos no mês de junho e, como parte da programação oficial de aniversário, a unidade oferece um concurso e fotografia. As inscrições terminam nesta quinta-feira (03) e estão abertas para fotógrafos amadores e profissionais.
Os vencedores do concurso “Paulo César Vinha 20 anos: A Beleza e as Cores do Parque” participarão da solenidade especial de aniversário, no dia 10 de junho, a partir das 8h30, na sede do Parque. Como prêmios, receberão um exemplar de um livro de fotografias do PEPCV e um kit com brindes da unidade.
Serão premiadas imagens que tenham como objeto o Parque, de acordo com as regras do regulamento. Não será cobrada taxa de inscrição. Cada participante pode enviar até duas fotografias, sendo que apenas uma será selecionada. O vencedor será informado antecipadamente por correspondência eletrônica para efeito da premiação.
A ficha de inscrição já está disponível no endereço eletrônico do Parque e deve ser preenchida, de acordo com o regulamento, e entregue junto com as fotos, na sede da unidade, no Km 37,5 da Rodovia do Sol – até esta quinta (03), das 9 horas às 17h30.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail educaambiental_pepcv@hotmail.com ou telefone (27) 3242-3665.

Hotsite
Como “presente de aniversário”, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), disponibiliza um hotsite (www.pcv20anos.com.br) em comemoração aos 20 anos da unidade, com toda a programação prevista no Parque, a partir de sábado (05), além de fotos e informações sobre o PEPCV e o concurso de fotografia.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Com o intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, foi criado pelo Decreto nº 2.993-N de 1990, com a denominação inicial de Parque de Setiba.
Por meio da Lei nº 4.903 de 1994, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região.
Há uma grande diversidade de ambientes em sua área, como lagoas, dunas e planícies alagadas e inúmeras formações vegetais a exemplo da Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, Brejo Herbáceo, formações abertas e a vegetação pós-praia.
O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção, como a pimenteira rosa e o ouriço preto, além de espécies endêmicas (algumas pererecas e libélulas). A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O Parque é circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que funciona como sua zona de amortecimento e visa a conservar a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.

Nenhum comentário: